Close Menu
  • Porto Seguro
  • Colunas
  • Eventos
  • Turismo
  • Gastronomia
  • Mulher
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
PortoPorto
CONTATO
  • Porto Seguro
  • Colunas
  • Eventos
  • Turismo
  • Gastronomia
  • Mulher
PortoPorto
Política

Eleições: veja datas, regras e prazos para eleitores e candidatos

Danilo GazinelliBy Danilo Gazinelli20/01/2026Nenhum comentário5 Mins Read

Mais de 155 milhões de brasileiras e brasileiros, incluindo 282.642 eleitores de Bauru (segundo dados do último pleito de 2024), têm um novo encontro marcado com as urnas eletrônicas em 2026. Em 4 de outubro, eleitoras e eleitores vão votar para escolher deputados federais, deputados estaduais, dois senadores por Unidade da Federação, governadores e presidente da República (nessa ordem). As Eleições Gerais de 2026 tem como slogan #votonademocracia e também celebram um marco histórico: os 30 anos da urna.

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, se completarem 16 anos até o dia da eleição.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a atualização das resoluções que irão reger as Eleições 2026. As minutas estarão disponíveis para consulta pública a partir desta segunda-feira (19). Confira, a seguir, as principais datas referentes ao pleito previstas na legislação e as regras sobre pesquisas eleitorais, alistamento, convenções partidárias, registro de candidatura, propaganda eleitoral e horário eleitoral gratuito.

Desde o dia 1 de janeiro, pesquisas de intenção de voto para divulgação nos meios de comunicação devem ser registradas na Justiça Eleitoral, conforme estabelecido na Lei das Eleições ( 9.504/1997). De acordo com o artigo 33, a empresa ou entidade responsável pelo levantamento tem até cinco dias antes da divulgação para cumprir a obrigação.

O cadastro deve ser feito no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). A publicação sem prévio registro pode resultar em multa. O fim do prazo para tirar ou regularizar o título: 6 de maio

Para votar, a eleitora ou o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. A Lei das Eleições determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, nas Eleições 2026, o prazo para tirar o título, regularizar o documento ou atualizar o cadastro eleitoral termina em 6 de maio. A partir do dia 7, o cadastro estará fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito.

Para tirar o documento, as pessoas que votam em São Paulo podem se dirigir a qualquer cartório do estado. Em janeiro, o atendimento é feito de segunda a sexta, das 13h às 17h. O atendimento presencial deve ser feito mediante agendamento prévio. Os serviços de alteração de dados cadastrais, transferência e revisão de domicílio também estão disponíveis na página Autoatendimento Eleitoral e são totalmente gratuitos.

Convenções 

De acordo com a Lei das Eleições (Lei número 9.504/1997), as candidatas e os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, a serem realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral. No Brasil, não há candidatura avulsa; para concorrer a pessoa deve estar filiada a um partido político.

Podem participar das eleições os partidos que tenham seu estatuto registrado no TSE até seis meses antes do pleito e que, até a data da convenção, tenham órgão de direção definitivo ou provisório na circunscrição do pleito (espaço geográfico onde se disputa determinada eleição).

Na eleição para presidente e vice-presidente da República, a circunscrição eleitoral é o País. Nas eleições para governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital, a circunscrição é o estado ou o Distrito Federal.

Registro

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral conforme prevê a Lei número 9.504/1997. Em 2026, ano de eleições gerais, os registros de candidaturas a presidente devem ser solicitados ao TSE e os registros para demais cargos em disputa devem ser feitos nos TREs.

Para se candidatar a qualquer dos cargos eletivos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária aprovada no mesmo prazo do domicílio.

Quem vai concorrer aos cargos de deputado, senador, governador e vice-governador deve estar registrado como eleitora ou eleitor no estado onde pretende disputar a eleição. Para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente, o domicílio eleitoral pode ser em qualquer Unidade da Federação.

Para os cargos em disputa em 2026, as idades mínimas são 35 anos (presidente, vice-presidente e senador), 30 anos (governador e vice-governador) e 21 anos (deputados federal, estadual ou distrital).

Propaganda 

A propaganda eleitoral só pode ser feita a partir de 16 de agosto de 2026, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. Esse tipo de publicidade busca captar votos do eleitorado, bem como apresentar propostas.

A data é um marco para que todos os postulantes iniciem as campanhas eleitorais de forma igualitária. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

A regulação sobre o tema se encontra principalmente na Lei das Eleições e na Resolução número 23.610/2019 do TSE, que trata da propaganda eleitoral e passou a vigorar com novo texto, após a aprovação da Resolução número 23.732/2024. A norma foi atualizada devido às mudanças na publicidade impostas pelo avanço tecnológico, como o uso de Inteligência Artificial (IA).

Brasileiros candidatos cidades deputado eleicoes eleicoes2026 eleitores Governador politica PRESIDENTE urna voto
Share. Facebook Twitter WhatsApp Email Telegram Copy Link
Leave A Reply Cancel Reply

Mais Recentes
  • Estação Veracel reforça papel estratégico na conservação da Mata Atlântica no Dia Nacional das RPPNs 29/01/2026
  • Carnaval começa antes: Porto Seguro já esquenta com Pablo dia 8 29/01/2026
  • Porto empata com Barcelona de Ilhéus e assume a 3ª colocação do Baianão 2026 29/01/2026
  • Prefeitura de Porto Seguro intensifica manutenção de estradas vicinais em áreas indígenas e na comunidade do Queimado 28/01/2026
  • Atenção! Últimos dias de vendas on-line do Carnaporto Axé Moi 2026 28/01/2026
Veja também
academia de letras de porto seguro aeroporto arenaaxemoi ARRAIALDAJUDA axemoi bahia BRASIL Cabralia Carnaporto carnaval celulose claudiaoliveira Cultura destaque destino Esporte EUNAPOLIS Evento FESTA gastronomia GutoJones HOTEL JANIONATAL LATORRE oportunidade politica Porto.news PortoNews porto news Porto Seguro PORTOSEGURO portoseguropraiahotel prefeitura psp resort RESORTLATORRE resortpsp reveillon saude SHOW trancoso Turismo turistas VERACEL veracelcelulose
© 2026 | Todos direitos reservados.
  • Trabalhe Conosco
  • Publicidade
  • Contato

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.